Vaporizadores eletrônicos falsos: o perigo que você precisa conhecer

Vapes Vapes falsos Vaporizadores eletrônicos

Os vaporizadores eletrônicos falsos não entregam a mesma qualidade que o produto oficial, isso porque, geralmente, seus fabricantes não seguem os padrões de matérias-primas e testes rigorosos exigidos para os produtos originais. E apesar de ser mais barato, ele é uma verdadeira armadilha, já que pode colocar em risco a sua saúde e segurança.


É cada vez mais comum notícias de baterias que explodem e peças que soltam químicos tóxicos ao invés de vapor. Estes problemas estão relacionados ao uso de vapes falsificados. Por isso, é importante se atentar ao produto e de onde ele procede, sempre levando em consideração o fabricante e seu vendedor.


Preparamos este verdadeiro guia para você entender melhor sobre vaporizadores eletrônicos falsos, além de te dar dicas de como não ser enganado e comprar sempre produtos originais. Continue a leitura e confira.

Pessoas dançando

O que são vapes falsos e por que eles são um problema?

Vapes falsos são produtos comercializados como imitações de vapes de marcas reconhecidas e liberadas para atuar no mercado em diversos países. Basicamente, esses produtos são fabricados sem as regulamentações de qualidade e segurança que são exigidas para os produtos originais.

Esses vapes são, na maioria das vezes, criados com matérias-primas duvidosas, que podem ser prejudiciais para a saúde. Além disso, eles também não são totalmente seguros, e podem provocar uma série de acidentes.

Como identificar vapes falsos?

Há três aspectos que você deve observar a fim de identificar se um vape é falsificado ou não, são eles: preço, código de autenticidade e embalagem.

O preço é um grande indicativo

Os produtos têm uma faixa orçamentária que se repete na maioria dos fornecedores, com exceção de promoções específicas, em épocas sazonais, como a Black Friday, por exemplo. Se você encontrar o mesmo produto com um valor muito diferente ao que geralmente ele possui, desconfie.

Código de autenticidade

Algumas marcas de vaporizadores eletrônicos têm em sua embalagem um código de autenticidade. Cada produto possui uma numeração, justamente com objetivo de promover essa segurança para os usuários, pois, assim, é possível saber se o vape é realmente original ou se é falsificado.

Ao comprar um vaporizador, você pode inserir o código de autenticidade no site oficial de algumas marcas. Se aparecerem as especificações do produto, esta é uma constatação de que o produto é verdadeiro.

Embalagem

Embora a tecnologia permita que os modelos falsificados sejam muito semelhantes aos originais, ainda é possível encontrar algumas discrepâncias entre o produto verdadeiro e o falsificado.

Neste caso, a embalagem pode ser uma grande ferramenta para te ajudar a identificar a autenticidade do produto. Uma tonalidade de cor diferente, uma descrição a mais ou a menos que pode constar na embalagem do produto falsificado, entre outros detalhes que você pode encontrar na embalagem.

É interessante ter uma foto ou mesmo a caixa de um vaporizador original para comparar com o produto novo adquirido.

Pessoas dançando na balada

Como deve ser a composição de um vaporizador eletrônico?

Os líquidos para cigarros eletrônicos de qualidade contêm, geralmente, 70% de Glicerina Vegetal de pureza USP (99% puro). Além disso, eles incluem essências de sabor, que compõem entre 10% a 20% do líquido, e não devem ser oleosas ou baseadas em álcool.

A nicotina, quando presente, deve ter qualidade e seguir rigorosas normas de segurança, representando entre 0,3% e 6% do total do líquido.

O restante da composição é feito de Propilenoglicol, um agente condutor de sabor, também com padrão USP (U.S. Pharmacopeia) – organização científica responsável por desenvolver padrões de qualidade para medicamentos, suplementos e outros produtos de consumo.

O risco à saúde gerado pelos vaporizadores falsos

Em casos menos severos, vapes falsos são capazes de causar problemas respiratórios e irritação nos pulmões. Mas em casos mais graves, ele pode levar à morte, como aconteceu em 2019, nos EUA.

Houve a epidemia EVALI, que erroneamente foi relacionada aos cigarros eletrônicos, mas depois foi constatado que o cartucho de THC falsificado era o culpado pelo problema. Neste acontecimento, várias pessoas foram hospitalizadas e algumas foram a óbito em decorrência de graves problemas pulmonares após o uso de vaporizadores falsos.

O causador da epidemia era o cartucho de THC falsificado que estava contaminado com Acetato de Vitamina E, um produto químico que ao ser inalado se adere ao tecido pulmonar, sendo extremamente prejudicial aos pulmões.

É importante ressaltar que até hoje não foram constatados cientificamente casos de EVALI em pacientes que usaram líquidos com nicotina.

Os produtos químicos tóxicos presentes nos vapes falsos

Os vaporizadores eletrônicos falsos podem conter ingredientes menos puros e substâncias contaminadas. Já foram encontrados, por exemplo, óleos, graxas, metais pesados (chumbo, mercúrio e cádmio) e outras substâncias prejudiciais para a saúde.

Mas dentre os maiores perigos está o uso de nicotina de má qualidade. Apesar de compor uma parte relativamente pequena no líquido total composto pelo vaporizador eletrônico, a exposição excessiva a este tipo de substância pode gerar vários problemas de saúde, como doenças cardíacas e pulmonares.

Há ainda outros produtos químicos como etilenoglicol e o ácido cianídrico que geralmente são colocados em vaporizadores eletrônicos falsos para diluir a solução, mas que não são aprovados por órgãos competentes, como por exemplo o FDA (Food and Drug Administration).

Compre em lugares confiáveis: a importância de escolher o vendedor certo

Antes de comprar vaporizadores eletrônicos, você precisa escolher uma empresa séria, que garanta a qualidade e segurança do produto adquirido. Um bom vendedor é aquele que fornece todas as informações sobre o vaporizador: suas características e o modo de uso.

Você também deve analisar se loja ou e-commerce de revenda se preocupa em compartilhar informações sobre a dosagem adequada de líquido, manutenção com acessórios e outras informações que são relevantes na hora de utilizar os vapes.

Ao se preocupar com isso, você garante que sua experiência seja a melhor possível e evita possíveis problemas futuros.

Conheça a Puff BR

Nós da Puff estamos no mercado de vapes, pods e descartáveis desde 2017. Trabalhamos com as melhores linhas de vaporizadores eletrônicos do mercado e temos a preocupação de adquirir produtos originais que se enquadram com todas as vigências sanitárias de saúde. Confira os nossos produtos.



Postagem anterior