Tudo que você precisa saber sobre Vapes

Pods, Vappe, Vape, Vapper recarregável ou descartável. Se está tentando entender sobre este aparelho, é comum se deparar com uma infinidade de termos, acessórios, modelos e se sentir um tanto perdido no começo.

Mas, neste artigo, você vai conferir tudo o que precisa para entender sobre este assunto. Então, se você tem interesse, é só continuar com a leitura.

O que são Pods?

Tendência entre jovens e jovens adultos, o Pod é uma espécie de vaporizador que se popularizou no Brasil nos últimos anos.

O Pod é um mini Vape, ou vaporizador, que contém um cartucho pré-carregado ou cartucho recarregável que você pode encher com juices de Nic Salt. Este cartucho se encaixa em uma pequena bateria que alimenta o dispositivo.

Em outras palavras, o Pod é um aparelho que utiliza nicotina, também chamada de Nicsalt, em proporções maiores que um Vape, por exemplo. Com ele é possível usar até 50 mg de alcalóide.

Essa versão foi criada para ser absorvida mais rapidamente pelo corpo, porque tende a imitar a mecânica dos cigarros e saciar o vício químico de um usuário de cigarro tradicional.

Mas, diferente do cigarro tradicional, este promete ser menos nocivo para a saúde e, como o próprio nome já indica, é uma versão eletrônica.

Ou seja, o aparelho compacto foi criado como uma opção para os fumantes tradicionais que buscam por uma alternativa mais "saudável" para sustentar o vício causado pelo cigarro comum.

Os 3 tipos de Pods

Você encontra três tipos de Pods diferentes no mercado. Confira agora quais são eles.

Pods descartáveis

Pod descartável é uma versão de vaporizador que possui um número limitado de puffs. Ao acabar, ele não pode ser recarregado, nem com bateria, nem com líquido. Isso porque ele foi feito para ser descartável. Ou seja, depois de descarregado, o Pod deve ser descartado. Esta versão é mais acessível, quando comparada às outras.

A grande maioria de pods descartáveis têm vida útil de 200 a 600 puffs. Mas já existem opções no mercado com 1.000 ou até 8.000 puffs.

Pods recarregáveis

Os Pods recarregáveis são bastante populares por dispor diferentes opções de sabor. Esses dispositivos, também chamados como Vapes de sistema aberto, possuem um compartimento vazio que deve ser preenchido manualmente pelo usuário, que precisa escolher a essência que mais lhe agrada.

Pod pré-preenchidos

Essa versão de Pods, também tida como Vapes do sistema fechado, são recarregáveis e usam cartuchos. Eles são conhecidos como cápsulas e estão pré-preenchidos com líquido.

Principais termos que você precisa conhecer

  • Juice: Juice é o nome dado para a mistura de ingredientes usados em Vapes e Pods. Há os juices freebase, que são usados em Vape e Nic Salt, utilizados no Pod System.
  • Coil: Bobina em inglês, também chamada de resistência.
  • Cartuchos: São recipientes com líquido dentro que contém sabor e são utilizados no Vape.
  • Vaporar: é a palavra utilizada para o ato de consumir o produto. Como não há combustão, processo que acontece no cigarro tradicional, e sim vaporização de um líquido, o termo certo é vaporar.

Como o Pod funciona?

Pod System é um vaporizador baseado em um sistema de duas partes: um cartucho, que possui o e-juice, e uma bateria pequena.

Há modelos de Pods que já possuem juice, outros você pode escolher o juice que preferir. Quase sempre eles são automáticos, é só puxar e soprar. Também existem versões com botões para o “fire”.

Para que servem os Pods?

O cigarro tradicional é bastante nocivo para a saúde. Ele é responsável por grande parte das mortes decorrentes do câncer de pulmão no Brasil. Além disso, ele pode causar inúmeras outras doenças, como asma e enfisema pulmonar.

Os Pods e demais versões de vaporizadores têm como objetivo ajudar os consumidores de cigarro comum a largarem esse vício, já que o produto contém um alto nível de nicotina e contribui para o desencadeamento de diversas doenças do pulmão e coração.

Pod faz mal para a saúde?

Uma dúvida comum sobre vaporizadores é quanto a nocividade dele, ou seja, se ele faz mal para a saúde. E apesar de não existirem muitos estudos sobre o assunto, recentemente saiu um artigo do British Royal College of Physicians and Public Health England que afirma que essa versão é 95% menos danoso que a comum.

Qual a diferença entre Vape e Pod?

Há diferentes versões de vaporizadores no mercado, e muitos são os nomes: Pods, Vappe, Vapper, Vape recarregável ou descartável, mas as pessoas costumam confundir principalmente Vape e Pod.

Vape e Pod são o mesmo produto, mas há diferentes versões. Há vaporizadores mais antigos que produzem nuvem de vapor e são maiores, estes geralmente são reconhecidos como Vape. Também está disponível no mercado uma versão mais compacta, normalmente chamados de Pods.

O Vape oferece uma nuvem de vapor mais substanciosa e o juice (e-liquido) costuma ter um baixo teor de nicotina. O pod, por sua vez, oferece um teor maior de nicotina, enquanto o volume de vapor tende a ser mais baixo se comparado ao Vape.

Apesar de dispor de características diferentes, Vape e Pods são vaporizadores.

Como usar o Pod?

  1. Para usar um Pod corretamente, é importante verificar se a bateria está completamente carregada, caso contrário deverá conectá-lo a uma fonte e esperar a carga total.
  2. Após isso, você deverá conferir se há juice (também conhecido como e-juice).
  3. Caso seja necessário refilar, antes é preciso deixar o líquido descansar dentro do cartucho. 5 até 10 minutos são suficientes. Esta etapa é importante para que o algodão absorva o líquido da forma correta.
  4. Em seguida, encaixe o cartucho no aparelho, verifique se ele está ligado e aperte um botão para dar o “fire”, caso seja necessário.

Não é preciso colocar algodão e muito menos enrolar ou instalar fios/coils.

Dica importante

Para garantir uma boa vida útil dos seus cartuchos, o ideal é evitar “vaporar” quando estiver vazio, pois essa prática tende a queimar o algodão. Ao acabar o líquido, só refil ou, caso seja a versão descartável, jogue fora e coloque outro.

Quanto tempo dura um Pod descartável?

Há diferentes fatores que influenciam na durabilidade de um Pod descartável, como marca e modelo de fábrica. Mas hoje no mercado é comum encontrar opções com vida útil de 1000 a 1600 puffs. Porém existem pods descartáveis de 250 até 8000 puffs.

Agora que você já conhece sobre o Pod e suas variações, que tal ver as opções de sabores disponíveis no mercado? Confira aqui.



Postagem anterior Postagem seguinte